No dia 14 de março, quinta-feira, a partir das 20h, na Câmara de Vereadores de Joinville, estreia a oitava exposição do arquiteto e artista visual Pedro Holderbaum, intitulada: “BOATS – Ecos do Pensamento”.
A mostra é constituída por 55 obras, executadas com técnica mista, fotografias com tratamento digital, colagens, sobre canvas, ou papel fotográfico sobre fuan.
Os anos que compõem a trajetória de Pedro como artista visual, a partir de “Torre de Babel”, sua primeira individual, são povoados de uma enorme quantidade de trilhas possíveis de serem seguidas, caminhos que acabaram se tornando temas dos seus projetos. Projetos, alguns já prontos, outros em construção e os incipientes. Os barcos foram aparecendo de mansinho, alguns textos, desenhos, pinturas, fotografias…e, finalmente o projeto concluído. Tema central desta exposição.
Pedro Holderbaum é gaúcho, nascido na cidade de Porto Alegre (RS), formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, possui em seu currículo, mais de 100 obras construídas. Além da arquitetura, outra grande paixão do artista são as orquídeas, como orquidófilo e enquanto presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Pedro foi o responsável pelo projeto arquitetônico, montagem e desmontagem da Festa das Flores de Joinville por 10 anos consecutivos de 1995 a 2004
O arquiteto estreou na carreira das artes visuais com grande sucesso, em março de 2014 com a primeira parte da exposição “Torre de Babel” no Garten Shopping. Em 2015 consolidou o amadurecimento na carreira com a 2ª parte da exposição “Torre de Babel- Segmento Homo Sapiens”. Participou também da exposição “Códigos Corpóreos” no espaço expositivo Juarez Machado, exposição fotográfica da montagem do livro “Fragmentos da Dança”, coordenados pelo fotógrafo italiano Antonio Falzetti e Iandra Pavanati da Udesc Joinville, a exposição fotográfica “Rés do Chão” na Câmara de Vereadores de Joinville, “Processos Linha do Tempo”, de outubro de 2016, a exposição “O Voo” do ínicio de 2017, e “Distância Interior”, também em 2017. Já em 2018, no mês de maio, o artista visual, levou para a sede da Associação doa Artistas Plásticos de Jaraguá do Sul (AJAP), sua exposição “Rés do Chão”. No trabalho do Pedro, sempre é possível enxergar uma crítica social, e uma contextualização dos tempos na qual vive a sociedade mundial atualmente. A mostra fica aberta para visitação até o dia 15 de abril, segunda-feira, sempre de segunda a sexta, das 13h às 19h.
E LA NAVE VA
Ergueu a cabeça diante da rajada de vento outonal, o olhar captando movimento de algo pequeno, uma folha desgarrada, amarelecida e avermelhada, incomum por ser exótica, folha de plátano que alguém um dia plantara por saudades de terras distantes. A folha planava, se erguia, rodopiava, por fim caiu nas águas do rio, sua curta existência passou de terrestre a aérea, e desta a aquática, navegava agora deslizando na superfície, imergia, voltava à tona numa sobrevida de turbilhoes criados pelas pedras submersas e detritos lançados às águas, tornara-se uma embarcação.
De simples tronco de árvore escavado o homem construiu a piroga, depois fui além, queria mais, fez o bote, e a cada instante detalhes surgiram, especializou-se, a gôndola para os canais venezianos, o iole, com seu perfil afilado e aerodinâmico para competir, o barco é a história da civilização. Barco de mil nomes, veleiro e clipper, saveiro e transatlântico teu destino é ser barco de sonho, qual Flying Dutchman navegando a bolina pela eternidade entre neblina e nuvens, sem aportar a lugar algum, pois chegar a destino é tolher a liberdade de inventar o mar, negar a invenção de sonhar.
A arte digital ao criar obras de um espaço virtual constrói subjetividades, inquietações intimas de significações particulares, e, por isso mesmo não verificáveis, são espaços de fantasia em que nos relacionávamos com o “outro”. Quando assim é proposta parte da expectativa de experiência de reconhecimento entre indivíduos, espera acolhimento e sustentação. O que Holderbaum propõe na sua série de barcos não é arte digital, ele reconstrói momentos captados em sua existência, parte de snapshots colhidos alguns como simples registros, outros em que a visão artística de sua formação predominou. Continuando agora seu processo criativo, pinça imagens, determina quais ferramentas irá empregar para enfatizar cores, acentuar contrastes, solorizar por inversão valores tonais. Se apenas se ativesse a isso faria o que inúmeros fotógrafos atuais o fazem, entretanto insuficiente para seu sonho, tem que criar espaços virtuais, recorre à collage como foi usada por Picasso e Braque, depois por inúmeros outros, criando o inexistente como manipulador de símbolos visuais.
É arte fotográfica, é arte digital, é técnica mista, quando colagem em sua essência, é poesia, folha, barco, rio, mar, onírica como o ar, pois sonhos são feitos de ar, experiência do inconsciente ou desejo reprimido, realização de apelo universal uma vez soltas as amarras, e la nave va.
Walter de Queiroz Guerreiro
Crítico de Arte (ABCA- AICA)
BOATS – Ecos do Pensamento
O cais antigo e maltratado, ao longe apenas uma linha indefinida separa o céu da água. No saveiro, levantando âncora, soltando as velas … e, então simplesmente indo em frente ao sabor dos ventos que sopram e a expectativa de chegar a lugares inimagináveis bem longe das mesmices dos dias parados, sonolentos, de um planeta lotado, cheio de conflitos e atitudes indefensáveis.
Na imensidão do espaço onde apenas algumas nuvens e pássaros, companheiros de momento, se vê. O pensamento voa, o infinito está ali, a liberdade não é um conceito é uma ação. Aquele que é realmente livre age e se lança para sentir o vazio sob seus pés, o vento no rosto e o horizonte à sua frente!!! …… e, nada mais!
Pedro Holderbaum . Artista Visual
SERVIÇO
O Quê: estreia da exposição: “BOATS – Ecos do Pensamento” de Pedro Holderbaum
Onde: Câmara de Vereadores de Joinville- Hermann August Lepper, 1100 Saguaçú
Quando: estreia no dia 14 de março (quinta-feira) até o dia15 de abril (segunda-feira)
Horário: segunda a sexta 13h às 19h
Quanto: gratuito
Informações: (47) 2101-3333
Página evento: http://www.facebook.com/events/407663413384053/permalink/407663700050691/
INFORMAÇÕES
Pedro Holderbaum
E mail: pedroholderbaum@yahoo.com.br
Telefone: 47 3026 1116- 47 99915 3611
Rodrigo Domingos- Assessoria de comunicação
E-mail: rodrigocomunica@hotmail.com
Telefone: 47 3025 4225 – 47 99612 3517