Pianíssimo de Joinville tem programação definida

1º Pianíssimo de Joinville, que será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro, promete movimentar o cenário musical do município mais populoso de Santa Catarina. Para isso, uma grande programação foi planejada para os cinco dias do evento.

Pianistas de renome nacional e internacional vão se apresentar no Teatro Juarez Machado, no Instituto Internacional Juarez Machado, no Conservatório Belas Artes, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no Joinville Garten Shopping, no Shopping Mueller, na Escola de Músicos Villa-Lobos da Casa de Cultura, na Arte Maior e na Galeria 33.

Na noite de abertura, os brasileiros Cristian Budu e Bianca Gismonti fazem apresentações no Teatro Juarez Machado.

Cristian Budu

De origem romena, Cristian é um dos expoentes de sua geração. Desde muito jovem, alcançou os primeiros lugares em concursos nacionais. Desenvolve dueto com a violinista suíça Esther Hoppe, vencedora do Concurso Internacional Mozart e que leciona em Salzburg, na Áustria. É o criador do projeto Pianosofia (www.pianosofia.com), que traz música clássica para a casa das pessoas por parte de uma comunidade de músicos que frequentemente se encontram, ensaiam e cultivam o amor pela música.

Filha do pianista, violonista e compositor Egberto Gismonti, Bianca iniciou os estudos de piano e teoria musical aos nove anos. Aos 15, começava a tocar com o pai pelos palcos do mundo. Após turnês com participação de diversos músicos, em 2014, a formação do BG Trio se consolidou. Em 2016, iniciou a gravação de seu terceiro disco, “Desvelando Mares”, junto com o DVD do segundo trabalho, “Primeiro Céu”. No Pianíssimo, a apresentação do trio será no encerramento da noite de abertura.

Bianca Gismonti por Aloysio Jordão

Um dos pontos altos da programação é a montagem dos palcos livres. Nos dias 21 e 22 de setembro, a Praça da Bandeira, no Centro de Joinville, será palco do Piano na Praça. Já no dia 23, último dia do Pianíssimo, a partir das 11h, músicos que se inscreveram pelo site do evento e foram selecionados se apresentarão no palco livre Vany Knoll, na Casa do Capitão.

A seleção dos candidatos está a cargo do gaúcho Miguel Proença, um dos maiores pianistas brasileiros, que se dedicou a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. Ao lado de Proença, na organização do evento, estão o experiente produtor musical Carlos Branco, de Porto Alegre, e a joinvilense Albertina Tuma.

Carlos Branco é diretor da Branco Produções, empresa com mais de 25 anos de atuação em toda a América do Sul, que, além de produzir shows e festivais pelo país, é curadora de alguns das principais instituições musicais brasileiras, como o Santander Cultural, o Instituto Ling e o Museu do Estado de Pernambuco.

Já a produtora cultural Albertina Tuma carrega em seu currículo a criação do maior Festival de Dança do mundo, que, em 2018, chegou à sua 36ª edição. Nacionalmente reconhecida por sua atuação no setor cultural, Albertina ganhou o Prêmio Mambembe de 1988, no Rio de Janeiro; recebeu homenagem do Teatro Municipal de São Paulo; e, mais recentemente, da Câmara de Vereadores de Joinville e do próprio Festival de Dança de Joinville.

Com Carlos Branco na presidência da Comissão Central Organizadora e Albertina Tuma na coordenação geral, o grupo abraçou o sonho idealizado por Miguel Proença, que é diretor artístico do evento. A esse eixo inicial, se associaram diversos outros profissionais, como a pianista e professora Patrícia Macedo, coordenadora técnica do evento, além de voluntários, como os integrantes do Conselho do 1º Pianíssimo de Joinville.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
19 de setembro

19h30min – Teatro Juarez Machado – Cristian Budu (Brasil)

22h30min – Teatro Juarez Machado – Bianca Gismonti Trio (Brasil)

20 de setembro

10h – Casa da Cultura – Encontro sobre música de câmara com João Elias Lygia Moreno (Brasil)

15h – Conservatório Belas Artes – Encontro com Bianca Gismonti (Brasil)

17h – Bolshoi/Sala Agripina – Estefan Iatcekiw (Brasil)

18h – Teatro Juarez Machado – João Elias e Lygia Moreno (Brasil) – dois pianos

19h – Joinville Garten Shopping – Matheus Alborghetti (Brasil)

19h – Shopping Mueller – Pavel Kazarian e Gabriel Vieira (Rússia/Brasil)

20h30min – Teatro Juarez Machado – Elina Sarkisian (Rússia) e Emanuele de Caria (Itália) – dois pianos

21 de setembro

10h – Teatro Juarez Machado – Encontro e master class com Miguel Proença (Brasil)

15h – Conservatório Belas Artes – Lygia Moreno – música russa para piano (Brasil)

16h às 19h – Praça da Bandeira – Piano na Praça

17h – Bolshoi/Sala Agripina – Elina Sarkisian (Rússia)

18h – Instituto Juarez Machado – Maestro Mello (Brasil)

19h – Joinville Garten Shopping – Davi Sartori e Gabriel Vieira (Brasil)

19h – Shopping Mueller – Manuel Fraga Trio (Argentina)

20h30min – Teatro Juarez Machado – Michael Andreas(Espanha/Alemanha)

23h – Galeria 33 – David Feldman Trio (Brasil)

22 de setembro

10h30min – Casa de Cultura – Estefan Iatcekiw (Brasil)

10h às 13h – Praça da Bandeira – Piano na Praça

15h – Arte Maior – Encontro com João Tavares (Brasil)

16h – Instituto Internacional Juarez Machado – Pavel Kazarian e Gabriel Vieira (Rússia/Brasil)

18h – Teatro Juarez Machado – Pablo Rossi (Brasil)

19h – Shopping Mueller – David Feldman Trio (Brasil)

20h30min – Teatro Juarez Machado – Roman Zaslavsky (Rússia/Israel)

23h – Galeria 33 – Manuel Fraga Trio (Argentina)

23 de setembro

10h30min – Teatro Juarez Machado – João Tavares (Brasil)

11h – Palco livre Vany Knoll – Casa do Capitão – Apresentação dos pianistas inscritos pelo site www.pianissimodejoinville.com.br

20h –Teatro Juarez Machado – Valentina Lisitsa (Ucrânia)

TOQUE NO PIANÍSSIMO

No dia de encerramento do 1º Pianíssimo de Joinville, o palco livre Vany Knoll, no Espaço Cultural Casa do Capitão, receberá, a partir das 11h, os músicos selecionados em concurso do evento. Para participar, basta preencher o formulário e enviar um vídeo musical até o dia 5 de setembro.

Cada candidato inscrito poderá enviar um vídeo com até 12 minutos de duração de música instrumental tocada no piano. Dependendo do tempo de cada música, o candidato poderá apresentar mais de uma peça.

Após selecionado, o candidato receberá a confirmação da comissão organizadora do Pianíssimo com o horário aproximado da sua apresentação.

SERVIÇO

A partir do dia 15 de agosto, quem tiver interesse em assistir aos espetáculos do 1º Pianíssimo de Joinville, no Teatro Juarez Machado, deverá preencher um cadastro no www.pianissimodejoinville.com.brpara obter o ingresso. A oferta dependerá do número de solicitações e lugares disponíveis.

A retirada do ingresso deverá ocorrer uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do Teatro Juarez Machado. Caso o solicitante não retire o ingresso até 15 minutos antes do espetáculo, a entrada será distribuída para quem estiver na fila de espera. Nos demais locais de apresentações, o acesso é livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *