A cada edição, um artista convidado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, cria uma obra de arte para o evento. Para a 36⁰ edição, Edson Busch Machado criou “Respeitável Público”, homenageando quem é a razão dos espetáculos e criações artísticas. Diferente da maioria dos cartazes de dança, que recriam os movimentos dos bailarinos no palco, a obra é uma representação gráfica do comportamento das pessoas ao assistirem o espetáculo cênico.
São rostos com diferentes expressões – admiração, respeito, orgulho, aclamação e exaltação – a bailarinas e bailarinos que se apresentam no Festival. Do ponto de vista da ribalta (frente do palco onde ficam os refletores) o artista plástico, autor do cartaz, pinta os retratos ao som da música, transportando-se para a coreografia. Pintor e bailarina, em um só olhar.
“Estamos todos nós lá na plateia, pintados de tietes das artes e da dança”, argumenta o artista.
Exposição
Uma coleção de obras, resultados de pesquisas para a realização do cartaz, fará parte da exposição assinada pelo Edson Busch Machado, aberta ao público durante a programação do evento. São 20 telas que mostram os testes de traços, materiais e cores usados durante o período de estudos para desenvolvimento de “Respeitável Público”, como uma espécie de gênese do cartaz.
Sobre o artista
Nascido em Joinville, Edson Busch Machado é pintor, desenhista, ilustrador, escultor, curador e já foi presidente da Fundação Cultural de Joinville, no período em que a Instituição participava diretamente da organização do evento. Realizou mais de 300 exposições no Brasil e em 13 países. Atualmente, é vice-presidente do Instituto Internacional Juarez Machado.