Dia Mundial Sem Tabaco
No Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado sempre no dia 31 de maio, a Clinica Vence Onco alerta para os males que este vício pode causar no fumante e nas pessoas que convivem com ele, considerados fumantes passivos. Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco, tem o objetivo de alertar a população e despertar para a conscientização das doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo mata mais de sete milhões de pessoas por ano, destas 900 são as consideradas fumantes passivas e não importa como o tabaco é consumido, se em cigarros, cachimbos, charutos ou os narguilés, tão em moda nos últimos tempos, todos fazem mal a saúde.
De acordo com o médico oncologista Gustavo Gastal, da Vence Onco, entre os tipos de cânceres que acometem fumantes estão o de pulmão, cabeça/pescoço, esôfago, estômago, pâncreas e bexiga. “O câncer de pulmão é um dos mais prevalentes e tem relação direta com o tabagismo, com mais de 90% dos casos relacionados”, afirma o médico. “As patologias cardiovasculares também são afetadas pelo tabagismo acarretando grande risco de morbimortalidade.”, ressalta o Dr. Gustavo.
Segundo o médico a primeira atitude para quem quer prevenir o câncer é parar de fumar e de poluir o meio-ambiente com a fumaça do cigarro. “Existem medicamentos que auxiliam as pessoas a pararem de fumar e outra alternativa é contar com o apoio psicológico”, comenta. “O sistema público tem programas municipais que auxiliam a cessar o tabagismo com psicólogos e fornecimento de medicamentos que ajudam a tratar o vício”, esclarece.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde após 10 anos sem fumar, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade se comparado com um fumante.
Serviço:
Vence Onco
Endereço: Rua Domingos José Cabral, 204
Itajaí-SC
Telefone: 3514-5033/ 99606-5754 whatsapp
Site: www.venceonco.com.br
Facebook/Instagram: @venceonco