MeroAcidente! Palhaçaria apresenta espetáculo em Joinville e Canelinha
No mês de abril, duas cidades de Santa Catarina, Joinville e Canelinha, vão receber a segunda etapa da circulação do projeto “Palhaças na Chapada”, com quatro apresentações do espetáculo “Super Everline – A Missão”, do grupo MeroAcidente! Palhaçaria, de Joinville/SC. A primeira etapa do projeto foi realizada em março, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com o espetáculo “Bem-te-Vida Marmotta”, da Cia Palhaça Sem Lona, de Alto Paraíso de Goiás. “Palhaças na Chapada” é um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte para circulação de Espetáculos Circenses/2018, com apresentações gratuitas e fruto de uma parceria entre as atrizes/palhaças Bia Alvarez e Lia Motta.
Os espetáculos solo são baseados na linguagem circense da palhaçaria. Para Bia Alvarez, responsável pelo grupo MeroAcidente! Palhaçaria, a expectativa com o projeto é executar uma circulação ampla em dois estados brasileiros, abrangendo o maior número possível de pessoas, fortalecendo a difusão de arte pública e gratuita para todos. “Importante encontrar o público, afetar e ser afetado, compartilhar a arte da palhaçaria com o público. A palhaça fala de temas por vezes espinhosos, toca o dedo na ferida de forma leve, por isso é importante em tempos de cólera que possamos rir e nos olhar enquanto humanos que somos”, conclui Bia. Lia Motta acredita que esse é o tipo de espetáculo que consegue chegar mais perto do público que habita o interior do Brasil, que recebe poucas atrações teatrais. “A Chapada dos Veadeiros é o lugar que eu escolhi para viver e foi maravilhoso criar uma experiência afetiva com aquele público. Foi uma forma de devolver para aquele lugar tudo o que ele me oferece, celebrando o que eu tenho de mais precioso na minha vida, a palhaçaria, a existência daquele lugar e das pessoas que lá vivem”, declara Lia Motta.
Ficha técnica do Projeto Palhaças na Chapada
Realização e Produção: Bia Alvarez e Lia Motta
Gestão do Projeto: Essaé Produções
Designer Gráfico: Mariane Denegredo
Assessoria de Imprensa: Santa Cultura Comunicação Criativa
Programação espetáculo “Super Everline – A Missão” (MeroAcidente! Palhaçaria)
Quando: dia 13/04 (sábado)
Horário: 21 horas
Local: Amorabi, rua dos Esportistas, 510, Bairro Itinga
Cidade: Joinville/SC
Quando: 17 e 18/04 (quarta e quinta)
Horário: 20 horas
Local: Espaço de Artes Galeão, rua Cantório Florentino da Silva , s/n, Centro
Cidade: Canelinha/SC
Quando: 24/04 (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Amorabi, rua dos Esportistas, 510, Bairro Itinga
Cidade: Joinville/SC
Sinopse e ficha técnica “Super Everline – A Missão”
A Palhaça Everline Flore é uma agente policial que está na delegacia, que é também o local de um crime, e encontra as soluções mais inusitadas, como somente uma palhaça pode fazer para solucionar um caso, com seus medos e a situação real na qual se encontra. Um espetáculo que aborda com leveza e muito bom humor o ridículo que há em qualquer situação.
Atriz/Palhaça: Bia Alvarez/Everline Flore
Direção: Andréa Macera
Roteiro e dramaturgia: Andréa Macera
Direção de Arte: Andréa Macera, Bia Alvarez e Muriel Szym
Cenotécnica: Muriel Szym
Figurino: Nara Menezes
Trilha Sonora: Fábio Cabelo
Concepção de luz: Lucas Alvarez
Designer gráfico: Mariane Denegredo
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Bia Alvarez/Everline Flore:
Palhaça, atriz e produtora cultural. Iniciou os estudos da linguagem da palhaçaria em 2008 e já estudou com grandes mestres da linguagem, como Karla Concá (As Marias da Graça- RJ), Mauro Zanatta (Curitiba – PR), Ivan Prado (Espanha), Andréa Macera (São Paulo), Grupo Off Sinna (Rio de Janeiro), Silvia Leblon (São Paulo), entre outros. Foi aluna da Escola de Palhaças de São Paulo. É fundadora do Grupo MeroAcidente! Palhaçaria, na cidade de Joinville/SC. Em 2014, estreou seu primeiro solo de palhaça, o “Só Uma Palhaça Só”, com direção de Karla Concá; em 2015, estreou seu segundo solo de Palhaça, “Everline em Ação!”; em 2016, foi assistente de aulas de Karla Concá no projeto Palhaçaria em Formação, realizado em Joinville, substituiu a palhaça Indiana da Silva (Karla Concá) no espetáculo “Tem Areia no Maiô”, do grupo As Marias da Graça, e estreou o espetáculo “Um show”, de gags clássicas de palhaços junto com o palhaço Kaulin (Cia Essaé – Joinville/SC). Já esteve em festivais por todo o País. É idealizadora e organizadora do Encontro de Palhç@s de Joinville, que já realizou duas edições, e, juntamente com o grupo As Maredadas e Primo Atto Produções, de Balneário Camboriú/SC, do Sol rindo – Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú, que teve sua primeira edição em 2018. É ainda produtora cultural na Escola de Palhaças de São Paulo, idealizada e coordenada por Andréa Macera.