Matrículas já estão abertas. Escola tem ainda turmas de sapateado do infantil ao adulto, ballet para crianças e adolescentes e é a única de SC com aulas de dança irlandesa
A Studio S Escola de Dança, de Joinville, está com matrículas abertas para as turmas de ballet clássico infantil (5 a 13 anos), dança irlandesa (7 a 15 anos) e TAP Dance/sapateado americano (a partir de 5 anos). Fundada em 2015, a escola sob a direção da bailarina Sabrina Carvalho não para de inovar. Prova disso é que além de ser uma das poucas da cidade a oferecer curso de sapateado – inclusive para a terceira idade -, a Studio S é a única de Santa Catarina com aulas de dança irlandesa.
Já difundidos no eixo Rio-São Paulo, o TAP Dance e a dança irlandesa só agora começam a ganhar espaço em outras regiões do país. Por serem recentes no Brasil, explica Sabrina, as modalidades ainda não alcançaram a mesma popularidade de outros gêneros. “Aos poucos esses estilos vão rompendo barreiras. Muita gente acha difícil aprender e acaba não experimentando, mas é possível começar a sapatear em qualquer idade. Basta ter força de vontade e disposição”, diz.
A principal dica, continua a professora e bailarina, é que os alunos observem a estrutura das escolas de sapateado americano e irish dance. “As aulas exigem uma infraestrutura especial, piso adequado, preocupação com a acústica já que a sonoridade e o ritmo são fundamentais e, é claro, professores experientes e qualificados”, alerta.
Além de um excelente exercício físico, o sapateado ajuda no equilíbrio entre o corpo e a mente, melhora a postura e a flexibilidade, auxilia na memorização, concentração, coordenação motora, socialização, alivia o estresse, proporciona bem-estar e possibilita novas amizades.
Pensando nestes benefícios, a Studio S apostou em turmas voltadas também à terceira idade. A proposta foi tão bem aceita que há três anos a escola recebe alunos adultos ou idosos que, mesmo sem nunca terem feito aulas de sapateado, descobriram na dança uma atividade lúdica e prazerosa. Para garantir o aproveitamento nas aulas, Sabrina explica que as turmas, sejam de ballet, TAP ou dança irlandesa, são divididas por faixa etária e nível de desenvolvimento.
Professora desde 2005, Sabrina começou a dançar quando criança. Primeiro jazz e depois ballet clássico, mas foi no sapateado que encontrou sua paixão. Fez cursos no Broadway Dance Center em Nova York, teve aulas com os principais sapateadores brasileiros e não para de se atualizar. Em 2015, decidiu abrir sua própria escola em Joinville.
Todo ano, a Studio S prepara um espetáculo de encerramento, em novembro ou dezembro, inspirado em musicais famosos. “Nosso foco está na formação técnica dos alunos e não abrimos mão de celebrar o aprendizado do ano em uma apresentação aberta ao público que reúne, em uma mesma noite, os trabalhos de todas as turmas”, revela.
A Studio S Escola de Dança fica na rua Benjamin Constant, 1.155, bairro América, em Joinville. O telefone para informações sobre horários e agendamento de aulas experimentais é (47) 3027-5010. Para saber mais sobre a escola, acesse Facebook/Studio S Escola de Dança ou @Studio_S_Jlle no Instagram.