Mais comuns do que se imagina, as manchas na pele costumam ser muito incômodas e difíceis de remover. Mas para minimizar o seu aspecto escuro existem vários tratamentos clareadores, que podem ser encontrados em dermocosméticos e procedimentos clínicos, como peeling químico e físico, microagulhamento e laser. Para entender melhor como funcionam esses métodos e os tipos de manchas que podem ser clareadas, o DermaClub fez um apanhado geral sobre o tema. Confira e tire suas dúvidas!
1. Quais tratamentos ajudam a clarear a pele?
Muitos procedimentos realizados no consultório dermatológico são recomendados para clarear manchas na pele, como, por exemplo:
– Peelings químicos e físicos;
– Lasers e luz intensa pulsada;
– Microagulhamento
2. Quais ativos possuem função clareadora?
Alguns exemplos de substâncias com função clareadora que podem ser encontrados em dermocosméticos são:
– Phe-resorcinol
– Ácido ferúlico
– Ácido glicólico
– Ácido tranexâmico
– Ácido kójico
– Ácido tioglicólico
– Ácido fítico
– Hidroquinona
– Vitamina K
– Vitamina C
– Retinol
3. Quais tipos de manchas esses tratamentos podem clarear?
– Manchas solares;
– Manchas de melasma
– Manchas senis;
– Manchas de acne;
– Manchas nas axilas
– Olheiras pigmentares.
4. Peeling clareador
O peeling é um procedimento que proporciona vários benefícios à pele, sendo um deles o clareamento de manchas, já que o tratamento promove a descamação e a renovação da pele, proporcionando um efeito de maior ou menor profundidade – cuidado das manchas mais superficiais até as mais profundas.
5. Microagulhamento clareia as manchas na pele?
O microagulhamento é um procedimento dermatológico baseado em diversas agulhas bem pequenas que perfuram as camadas da pele para estimular o colágeno. Ele pode ser utilizado em diversos tratamentos da pele, como cicatrizes de acne, estrias, flacidez, calvície e até mesmo melasma – manchas escuras que costumam aparecer na pele do rosto.
6. Laser: entenda como funciona esse tratamento para as manchas
O laser fracionado, também conhecido como laser de CO2, é um tratamento estético quereduz, cicatrizes rugas e manchas através de ondas de laser. Essas ondas atingem as camadas mais profundas da pele, aumentando a produção de colágeno e a região com aspecto jovem novamente.
7. Protetor solar que ajuda a clarear as manchas de pele
Todo protetor solar ajuda a clarear manchas na pele de forma preventiva – você só precisa aplicar e reaplicar o produto todos os dias na quantidade e frequência recomendada para proporcionar o efeito clareador natural da pele. Mas, para quem deseja um resultado mais rápido e eficaz, pode apostar em um filtro com ativos clareadores.
8. Creme para clarear olheiras
Os dermocosméticos clareadores são indicados e muito úteis em quadros leves ou iniciais das manchas, como as de olheiras, sendo também ótimos coadjuvantes em procedimentos ou para manutenção de resultados.
Para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso, visite um dermatologista!