Visita ilustre
Edinar Abuhab e Miguel Abuhab recebem, neste domingo, 25 de novembro a visita do Cônsul Geral de Israel, Dori Goren. O Cônsul será recebido pelo prefeito Udo Döhler e o secretário da Educação Roque Mattei em Joinville com uma agenda que contempla encontros com autoridades, empresários e pesquisadores, visando estreitar os laços culturais, educacionais e científicos entre nosso Estado e Israel.
Miguel irá compartilhar com o cônsul o programa TOCfE que é uma iniciativa do Instituto Miguel Abuhab (IMA), patrocinado pela Neogrid. | www.tocfe.com.br
TOCfE já beneficiou 250 alunos de escolas públicas da cidade e capacitou 116 professores voluntários em 2018. O programa busca desenvolver a capacidade crítica na infância e estimula a superação de desafios e conflitos. O método tem conquistado professores, pais e alunos por mudar a forma como as crianças pensam e planejam o futuro. O projeto educacional TOCfE (Theory of Constraints for Education — Teoria das Restrições para Educação, em português) tem conquistado pais, professores e transformado o modo como as crianças de Joinville, em Santa Catarina, pensam em seu futuro.
Trazido ao Brasil por Miguel Abuhab, CEO e fundador da Neogrid, o TOCfE deu tão certo que, em 2018, atendeu 9 mil alunos em escolas públicas em Joinville. Como grande idealizador do projeto, Abuhab acredita que o TOCfE pode mudar o futuro de muitas crianças.
O conceito TOC – A TOCfE é a aplicação da Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints) na área de educação. Muito utilizada nas organizações, a TOC é uma metodologia que auxilia o indivíduo ou a empresa a alcançar um objetivo, focando na identificação das restrições por meio de ferramentas de raciocínio lógico.
A teoria foi introduzida pelo físico israelense Eliyahu Goldratt (1947-2011), com o livro A Meta, em 1984. A metodologia TOCfE — O ensino dos conceitos e dos processos de raciocínio da TOCfE é feito com entretenimento, respeitando o meio e a linguagem da criança. A base de ensino do projeto é o conto infanto-juvenil A Meta de Tony.
Para a aplicação do TOCfE nas escolas, são realizadas sessões presenciais de capacitação de professores voluntários. O projeto se iniciou em 1995 nas escolas de Joinville.
Abuhab liderou o projeto de tradução da história do Tony, que é utilizada pelos professores para transmitir os conceitos do TOC, assim como confeccionou os materiais didáticos. Também foram elaborados os manuais e guias para ensinarem os professores a aplicarem o conteúdo com os alunos. O programa, na época, teve apoio da Secretaria de Ensino de Joinville, diretores e professores da rede pública. O projeto foi suspenso em 2009 e retornou em 2017. Mais respeito, inclusão e engajamento nas escolas. O TOCfE transforma.