Projeto faz parte do Instituto Core de Música
e obras iniciam em meados de 2019
Estudar música, além de ser uma prática prazerosa, gera uma série de benefícios. A afirmação, baseada em pesquisas realizadas por especialistas, aponta que crianças melhoram o comportamento e se tornam mais disciplinadas. Tocar instrumentos musicais fortalece a coordenação motora, amplia o raciocínio, reforça o sentimento e a convivência em grupo, entre outros benefícios.
Por estes e outros motivos o Instituto Core de Música – um dos braços do Instituto Core – tem como missão formar musicistas de alto desempenho para integrar as orquestras infantojuvenil, jovem e filarmônica profissional, e planeja a construção de dois novos empreendimentos em Joinville: uma Academia de Música e um Concert Hall.Juntos, os dois edifícios se tornarão um centro de referência na formação musical e no desenvolvimento de orquestras.
O projeto ousado e inovador será apresentado à convidados em um evento fechado no dia 6 de novembro, às 19h. Será uma oportunidade de conhecer o que o Instituto vem desenvolvendo e o que planeja para Joinville se tornar referência internacional, também, em música.
De acordo com o Conselho de Administração do Instituto Core, a realização deste projeto deve acelerar o processo de desenvolvimento dos estudantes da instituição. O Instituto Core, criado em 2016, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que fomenta a educação, a cultura e a inovação.
Atualmente, o Instituto Core de Música atende 170 alunos, todos bolsistas, sendo cerca de 50% das vagas concedidas integralmente para estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda, com interesse e potencial para desenvolver carreira profissional como músicos de alta performance. Desta forma, o Instituto dá oportunidade ao estudo musical de alto nível para crianças e jovens talentosos, que não teriam condições financeiras para custear esses gastos.
Para o diretor artístico do Instituto, Sérgio Ogawa, além de formação musical, o objetivo deste projeto é que jovens se tornem excelentes cidadãos, grandes líderes de referência na sociedade e que contribuam para a transformação sociocultural do país.
A Academia de Música deve começar a sair do papel em 2019 e o Concert Hall começará a ser construído logo em seguida.
Saiba mais sobre a Academia de Música e o Concert Hall:
Edifício 1 – Academia de Música
A Academia de Música do Instituto Core será um verdadeiro palco para a cultura joinvilense, atendendo cerca de 400 alunos em seus quase seis mil metros. O ambiente irá contar com salas de estudo musical, espaços compatíveis à prática de diferentes instrumentos, equipamentos para aprendizagem à distância e auditório para a contemplação de espetáculos.
A ideia é que além das atividades curriculares, a escola receba grandes exposições, fomentando o intercâmbio de conhecimento com museus nacionais e internacionais.
Este ano, a acústica, a arquitetura e a engenharia da Academia de Música estão sendo definidas. O início das obras acontecerá em 2019, com entrega prevista para o ano de 2020.
Edifício 2 – Concert Hall
Inspirada nos melhores projetos já realizados no mundo, o segundo edifício comportará apresentações do circuito internacional de shows de orquestras, além de espetáculos do próprio Instituto Core de Música. O espaço interno terá capacidade para acolher até 700 espectadores. O projeto inclui ainda projetores em áreas externas para que mais de duas mil pessoas possam prestigiar as apresentações do lado de fora da estrutura, disseminando a cultura e arte.
O projeto conta com parceiros renomados mundialmente, a começar pela Nagata Acoustics, que é referência no mundo em arquitetura acústica tendo em seu portfólio espaços como a Philharmonie de Paris, New World Center Concert Hall, em Miami Beach, Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles e a Elbphilharmonie de Hamburgo, na Alemanha.
O Instituto Core
O Instituto Core surgiu da cisão da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), em fevereiro de 2016. A entidade sem fins lucrativos herdou o compromisso da Sociesc e da Escola Técnica Tupy de atuar no desenvolvimento humano e econômico da comunidade. Desempenha projetos de aprimoramento da educação e de fomento à cultura, e mantém a Escola Internacional de Joinville. Apesar de ter nascido da cisão, o Instituto Core é independente e não tem mais vínculos com a UniSociesc.
A Escola Internacional de Joinville, que completa 10 anos, já está construindo novas instalações. Serão 11.000 m² de salas de aula e laboratórios que estarão prontos para receber já no início de 2019 crianças e jovens que desfrutarão da melhor formação a nível mundial.
O Instituto Core de Música
Abriu as portas como um centro para formação profissional de musicistas de excelência. Seu objetivo é desenvolver talentos a partir dos quatro anos de idade, formando três orquestras de excelência: infantojuvenil (2020), jovem (2025) e filarmônica profissional (2030).
O plano de formação dos alunos tem duração de nove anos, onde serão preparados para aprimorar suas técnicas em universidades de referência no exterior, aproveitando a vivência internacional com musicistas inspiradores e retornando ao Brasil para compor a orquestra profissional e o corpo docente do Instituto, dando continuidade ao ciclo de formação de jovens talentos.
Excelente proposta para o desenvolvimento da Educação Musical , a formação de plateia, o aprimoramento dos músicos, a prática dos concertos em nossa cidade! Como musicista e professora, envio meus aplausos por esta iniciativa , desejando que o projeto seja pleno de êxitos!
Parabéns!