Confira a entrevista com Karla Françoise

Karla  é pernambucana, administradora, especialista em gestão de negócios e análise comportamental. Escolheu Joinville porque a cidade é  um importante polo industrial e tecnológico no cenário nacional. Além disso, em 2017, foi à cidade que mais gerou empregos no Brasil. Foi considerada pela Financial Time, como a melhor cidade de médio porte da América Latina em estratégias para atração de investimento. Diante desde cenário, trazer um olhar diferenciado para criação de boas soluções administrativas, ajudando as empresas a se preparar para a nova economia, adotando uma visão exponencial, foi o que nos motivou.

 

Como começou sua trajetória no mundo dos negócios?

Desde muito pequena, participava dos negócios dos meus pais.

Meu pai, sempre foi um grande empreendedor, conseguia enxergar  oportunidades de negócios em tudo. E minha mãe, era águia. Sempre fazendo horizonte de tempo.

Apesar de sempre “transitar ” pelos negócios da família, meu contato mais profissional, neste mundo, foi aos 16 anos na escola de propriedade de minha mãe.

Fui tomando os “sustos” que o crescimento nos dar ao longo do caminho e fui aprendendo na prática os sabores e dissabores de gestões eficientes e outras nem tanto.

Aos 25 anos me tornei diretora presidente de uma empresa de educação e a partir daí comecei a desenvolver uma mente ON. Comecei desde cedo a entender que os modelos mentais são os que nos levam a outro nível.

 

Como alavancar o crescimento intelectual das empresas?

Vivemos um novo modelo de economia e investir em novos conhecimentos, saber quais são as novas tendências do seu setor, é fundamental para fidelizar seu cliente, e por consequência atingir o sucesso.

Peter Drucker dizia que o propósito de um negócio é criar clientes, e isso neste cenário atual, passa necessariamente pelo investimento no crescimento intelectual da empresa.

 

Qual a importância das empresas destacarem seus valores?

Os valores são o que norteiam as atividades de uma empresa. E são de extrema importância porque esses valores guiarão seus colaboradores na busca por resultados positivos.

 

Quais mudanças profissionais podemos ressaltar no mundo de hoje?Estamos em meio à mudança de Era. O mundo cada vez mais conectado trouxe um novo comportamento de consumo. O que antigamente era suficiente para decidir uma compra, ou contratar um profissional, por exemplo, já não é mais tão decisivo assim.

Vivemos a era da experiência, do compartilhamento, da informação…

É preciso entender quais são os conhecimentos requeridos para lidar com esse novo mundo e desenvolver um pensamento exponencial e isso envolve aprender e desaprender.

Precisamos associar o que já sabido, com os novos paradigmas nos negócios para impulsionar a empresa ao crescimento. Organizações vencedoras são aquelas que conseguem perceber o movimento do mercado, criam ambientes favoráveis à implantação de soluções com vista a desenvolver a capacidade de sobreviver, crescer, atingir o sucesso e o mais importante, mantê-lo.

 

Como você vê o mercado e as possibilidades de novas profissões para o futuro?

O mercado mudou significativamente, onde se buscava estabilidade e aquisição de bens, hoje, se busca experiência, e isso não está atrelada necessariamente a bens de consumo. A lógica do mercado estará sempre alinhada ao comportamento do consumidor.

Estamos sofrendo impactos determinantes da Inteligência Artificial que emulam habilidades humanas com o objetivo de tomar as melhores decisões diante de qualquer tipo de problema.

Pesquisas apontam que um em cada três postos de trabalho deve ser substituído por tecnologia inteligente. Jeremy Rifkin, em 1995 , lançou o livro O fim dos empregos, lá ele previa que a automação eliminaria dezena de milhões de emprego.

Darwin já falava sobre a sobrevivência dos mais fortes, e nesse olhar dos mais fortes, sobrevive quem desenvolve a habilidade de fazer horizonte de tempo, manter a mente em estado ON, para perceber essas transformações.

É certo que, com o advento da tecnologia, algumas profissões desaparecerão mais tantas outras serão criadas em função das necessidades oriundas de um mercado completamente novo.

No bojo do “novo mundo”, surgirão novas perspectivas. Mas para olhar o futuro pensando em carreira, é preciso olhar o presente com mais atenção, enxergando os sinais e oportunidades que o futuro apresenta hoje.

O que faz para contribuir como cidadã?

A melhor forma de se tornar imortal é dividindo o seu conhecimento.

Acho que cada cidadão precisa e deve se perpetuar, na sua comunidade, no seu trabalho e na sua família.

Disponibilizar algumas horas do seu dia, da sua semana em prol do outro, seja ensinando, ajudando ou levando seu sorriso, é a melhor contribuição que podemos fazer como Ser Humano.

À medida que participamos ativamente de ações no meio em que vivemos, podemos transformar o outro e o mais importante, a nós mesmo.

Temos um projeto chamado “De Olho no Futuro”, onde levamos experiências de pessoas de sucessos que vierem da pobreza extrema, para adolescente da periferia. Nele, mostramos que o fundo do poço tem mola e que ninguém precisa viver à margem da sociedade para conseguir seus objetivos.

 

Acredita no Brasil?

Acredito no brasileiro, na sua garra, na vontade de sobreviver em meio às adversidades.

Mas estamos longe do país desejado. Vivemos a falência moral do Brasil em sua plenitude. E infelizmente nosso povo não aprendeu ainda que a transformação positiva, passa necessariamente pelo voto. Somos um país analfabeto, no ponto de vista político.

Acostumamos-nos a viver com muito pouco, pouca saúde, pouca educação, pouca segurança…

Em meio a tudo isso, somos um país resiliente, e continuo acreditando que construiremos, mesmo que a passos lentos um país melhor para os meus netos e netos dos meus netos.

Parafraseando o filósofo Aristóteles, “talvez eu seja enganado inúmeras vezes… Mas nunca deixarei de acreditar que em algum lugar alguém mereça a minha confiança”.

 

A ASSIN é uma Agência de Assessoria Integrada que atua na área de Consultoria Empresarial, Treinamento e Produtividade. Há 10 anos no mercado, ela conta com a expertise de uma equipe de 30 consultores em diversas áreas.
Telefone ( 47) 3278-2887
Site: www.assinassessoria.com

 

2 respostas para “Confira a entrevista com Karla Françoise”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *