Uma excelente companhia, que está disponível para esquentar, acalentar, acalmar e refrescar. Apesar de serem universalmente conhecidos como bebidas, o chá e as infusões também servem para cozinhar. A utilização das folhas aromáticas e saborosas em receitas é uma prática por vezes desconhecida, mas, assim como acontece com o vinho, é ingrediente perfeito para preparações diversas.
De acordo com a sommelier de chás, Helena Leigue, do Diário do Chá, para se aventurar nessa experiência culinária é preciso pensar na bebida como uma especiaria. “Isso abre possibilidades e cada tipo diferente oferece um perfil de sabor e personalidade únicos, que podem adicionar um toque de essência exótica aos sabores familiares das refeições que nenhum outro ingrediente pode fazer”, explica.
O chá e as infusões podem ser usados como surpreendentes temperos, em receitas doces ou salgadas ou em caldo para sopas e diretamente no leite. “O uso e a preparação dependem da textura e do sabor que você está procurando. Quando preparar algumas xícaras de chá para usar em uma receita, lembre-se de fazê-los de acordo com seu estilo e especificações do fabricante. Você pode fazer seu chá favorito como de costume e, depois, usá-lo como ingrediente”, indica.
A sommelier admite que, no começo, pode parecer um pouco intimidador tomar o chá e usá-lo como ingrediente. “Comece adicionando apenas uma pequena quantidade da bebida e, ao sentir segurança quanto ao uso, aumente o volume desse ingrediente acessível a todos”, recomenda.
Harmonização
O chá verde funciona bem com legumes, peixes e frango, emprestando suas notas salgadas e mais suaves. Já o chá preto defumado (Lapsang Souchong) combina com carne, cogumelos e ingredientes de sabor mais marcante.
As sopas são ótimas para quem quer iniciar nesse universo. Aposte nos chás preto e verde acrescente muito sabor a elas.
No caso das sobremesas, aproveite para soltar a imaginação. Sorvete, biscoitos e massa de pastelaria ganham um toque de sabor com as folhas de chá moídas ou infundidas no leite. Outra possibilidade são os laticínios com a infusão em pudins ou cremes. Uma boa pedida é utilizar o Earl Grey, chá preto aromatizado com óleo essencial de bergamota, em creme de chocolate.
Mais um ingrediente desse universo bastante usado na culinária é o matcha. Trata-se de um chá verde em pó com uma variedade de benefícios para a saúde. A dica é polvilhá-lo no sorvete, na salada e em batidas. Ele pode ser utilizado também no preparo de pães, adicionando duas colheres de chá para cada xícara de farinha.
Dicas para cozinhar com chá
– Compre chá de alta qualidade, de folhas inteiras e marcas premium;
– Se você não tiver folhas soltas, corte os saquinhos de chá e utilize a erva solta;
– Guarde o chá em um recipiente hermético em local fresco e escuro;
– Todo chá requer um preparo especifico, então, fique atento à sugestão de preparo do fabricante;
– Prepare o chá como se fosse para beber;
– Trocar a água por chá fresco é uma ótima maneira de adicionar sabores a sopas, cozidos e ensopados;
– Ao fazer macarrão, arroz, risoto, quinoa ou qualquer grão ou legumes, tradicionalmente cozidos em água, escolha um chá e substitua a água por ele;
– Adicione uma grande quantidade de folhas de chá, juntamente com todos os outros ingredientes, ao caldo de sopa. Cozinhe até terminar, depois coe;
– Para usar o chá como tempero, escolha um moedor de café ou de especiarias. Depois, adicione diretamente aos molhos, assados ou até mesmo para infundir em manteiga, azeite e sais.
Sobre o Diário do Chá
Com o objetivo de oferecer bem-estar aos apaixonados por chás e seu universo, o Diário do Chá transforma aromas e sabores em informação e experiências. A equipe de tea hunters da marca compartilha descobertas através do Clube de Assinatura de Chá, de um blog e das redes sociais. Para saber mais, basta acessar diariodocha.com.br.