I Pianíssimo terá concertos gratuitos com artistas internacionais

Apresentação da jovem pianista mexicana Daniela Liebman na Casa da Cultura. Ela também se apresentou no evento para imprensa e autoridades que lançou o I Pianíssimo que acontece em setembro na cidade. Foto: André Kopsch.

O “I Pianíssimo – todos os pianos do mundo” é o primeiro passo para transformar Joinville na cidade do piano no Brasil. E não por acaso. Um lugar especial, emoldurado pelas paisagens da Baía da Babitonga, que contrasta com a magia da serra, logo adiante, a chamada Cidade dos Príncipes, o maior PIB de Santa Catarina, é hoje a sede do maior Festival de Dança do mundo, segundo o Guinness Book. Plenamente consagrado no meio artístico internacional, o evento caminha para a 36ª edição e abriu as portas para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única fora da Rússia e considerada a mais importante escola de balé do mundo.

De 19 a 23 de setembro, Joinville vai receber alguns dos mais brilhantes pianistas nacionais e internacionais para recitais, aulas e palestras, apresentações populares nas ruas e bares. Valentina Lisitsa, da Ucrânia, reconhecida como a primeira estrela do YouTube na música clássica (seu canal tem mais de 62 milhões de visualizações), faz o concerto de encerramento. Mas o evento também dará atenção especial a destacados pianistas da cena cultural de Joinville, como Pavel Kazarian, Matheus Alborghetti e José Mello.

Nos meses que antecedem o evento, alunos das redes municipais e estaduais assistirão a palestras sobre a história do piano, acompanhadas de cartilhas e apresentações audiovisuais, visando à formação integral dessas crianças.

O I Pianíssimo se propõe a ser um eclético encontro de musicistas que, partindo do piano, visitará todos os gêneros musicais e chegará aos mais diferentes espaços, democratizando o acesso à cultura, instrumento fundamental para a formação e a construção da cidadania.

A ideia é firmar o Pianíssimo como o principal meio para o desenvolvimento de músicos brasileiros e estrangeiros, proporcionando a valorização das mais variadas vertentes musicais onde o instrumento está presente.

O evento tem na direção artística Miguel Proença, um dos maiores pianistas brasileiros, artista que se dedicou a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. É o criador do Projeto Piano Brasil, que já está em sua nona edição e foi laureado pela Unesco como Patrimônio da Cultura Brasileira. Hoje está à frente de diversas iniciativas de cunho social, cultural e educativo, como diretor da Sala Cecilia Meirelles, no Rio de Janeiro.

A Comissão Central Organizadora do evento é presidida por Carlos Branco, da Branco Produções, empresa com mais de 25 anos de atuação em toda a América do Sul, que, além de produzir shows e festivais pelo país, é curadora de alguns das principais instituições musicais do país, como o Santander Cultural, o Instituto Ling e o Museu do Estado de Pernambuco.

A coordenação geral é de Albertina Tuma, que, com o bailarino Carlos Tafur, criou o Festival de Dança de Joinville e é nacionalmente reconhecida por sua atuação no setor cultural. Ganhou o Prêmio Mambembe de 1988, no Rio de Janeiro, recebeu homenagem do Teatro Municipal de São Paulo, e, mais recentemente, da Câmara de Vereadores e do próprio Festival de Dança de Joinville.Na coordenação técnica está Patrícia Macedo, professora de piano, com formação, especialização e ampla experiência em educação musical.

O lançamento oficial do I Pianíssimo foi marcado por recital da jovem pianista mexicana Daniela Liebman, 16 anos, nomeada, em 2016, pela Revista Forbes, uma das 50 personalidades mexicanas mais influentes e criativas no mundo.

Foi a primeira escala de uma turnê no Brasil que incluiu passagens por Porto Alegre e Rio de Janeiro. Neste ano, ela ainda tem agendados concertos com a Sinfônica do Equador (Quito), Valparaíso (Chile), Festival Blanco Y Negro (CDMX), Corpus Christi Symphony (Texas, EUA), Landrum, SC (EUA), Brevard, NC (EUA), Augusta, GA (EUA) e Salón de Virtuosi, NYC (EUA).

 Programação

19 de setembro

20h Teatro Juarez Machado – Cristian Budu (Brasil)

23h Teatro Juarez Machado – Bianca Gismonti Trio (Brasil)

20 de setembro

10h Teatro Juarez Machado – Encontro e Master class com Miguel Proença (Brasil)

15h Conservatório Belas Artes – Encontro com Bianca Gismonti (Brasil)

17h Bolshoi/Sala Agripina – Estefan Iatcekiw (Brasil)

18h Teatro Juarez Machado – João Elias e Lygia Moreno (Brasil)

19h Joinville Garten Shopping – Maestro Jose Mello (Brasil)

19h Shopping Mueller – Pavel Kazarian e Gabriel Vieira (Russia/Brasil)

20h30 Teatro Juarez Machado – Elina Sarkisian (Rússia) e Emanuele de Caria (Itália)

21 de setembro

10h Casa de Cultura – Encontro sobre Música de Câmara com João Elias e Lygia Moreno (Brasil)

15h Conservatório Belas Artes – Lygia Moreno – Música Russa para Piano (Brasil)

17h Bolshoi/Sala Agripina – Elina Sarkisian (Rússia)

17h Instituto Juarez Machado – Pavel Kazarian e Gabriel Vieira (Brasil)

19h Joinville Garten Shopping – Matheus Alborghetti (Brasil)

19h Shopping Mueller – Manuel Fraga Trio (Argentina)

20h30 Teatro Juarez Machado – Michael Andreas (Espanha/Alemanha)

23h Bovary – David Feldman Trio (Brasil)

22 de setembro

10h30 Casa de Cultura – Estefan Iatcekiw (Brasil)

15h Arte Maior – Encontro com João Tavares (Brasil)

18h Teatro Juarez Machado – Pablo Rossi (Brasil)

19h Shopping Mueller – David Feldman Trio (Brasil)

20h Amorabi – Matheus Alborghetti (Brasil)

20h30 Teatro Juarez Machado – Roman Zaslavsky (Rússia/Israel)

23h Galeria 33 – Manuel Fraga Trio (Argentina)

23 de setembro

10h30 Teatro Juarez Machado – João Tavares (Brasil)

20h Teatro Juarez Machado – Valentina Lisitsa (Ucrânia)

 

Fotos: André Kopsch

Uma resposta para “I Pianíssimo terá concertos gratuitos com artistas internacionais”

  1. É muita gratificante esta oportunidade neste município, amo piano e gostaria de estar presente nos eventos . Por favor façam esta cidade ter mais oportunidade na musica, o único aqui é dança e o pior que acontece uma vez no ano…. É VERGONHOSO…….. Estou muito feliz e não vejo a hora da data em setembro.
    Um forte abraço, e nos vemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *