Jonathan Thomaz faz parte da competição culinária do canal GNT

Jurados provam o prato de Jonathan às cegas. Frango com polenta, cambuci e quiabo foi elogiado. Foto: Reprodução.

Jonathan Thomaz, de 23 anos, faz parte da competição culinária do canal GNT que traz chefs renomados como Claude Troisgros e Felipe Bronze

Nascido em Curitiba e criado em Ivaí, interior do Paraná, Jonathan Matheus Thomaz, de apenas 23 anos, é um dos participantes selecionados para a quarta temporada do programa The Taste Brasil. Com o desafio de preparar um prato completo e servi-lo em uma colher no estilo degustação, o cozinheiro foi um dos 30 selecionados entre os mais de 11 mil inscritos de todo o Brasil para cozinhar ao vivo para os chefs mentores.

Jonathan Matheus Thomaz participa da quarta temporada do programa culinário The Taste Brasil. Foto: Reprodução.

Paixão pela cozinha começou com a mãe

A trajetória de Jonathan, chef do restaurante contemporâneo Origens, um bistrô, dentro da Barbearia Ministro, em Joinville, começou muito cedo, aos 6 anos de idade, quando ajudava sua mãe a preparar e vender salgadinhos e doces para festas em Ivaí. “Isso acabou me influenciando, pois quando pensei em qual profissão gostaria de seguir, logo me decidi pela gastronomia, pois era algo que eu gostava e já sabia fazer”, conta.

Jonathan Matheus Thomaz, formado em gastronomia pelo Espaço Gourmet. Hoje, o jovem de 23 anos está comandando o menu do Bistrô Origens, dentro da Barbearia Ministro, em Joinville

Aos 15 anos, Jonathan saiu de Ivaí e foi para Ponta Grossa estudar gastronomia no Espaço Gourmet. “Minha família me ajudou com apoio moral e um amigo me arrumou um trabalho simples em um restaurante árabe. Depois fui trabalhar em um hotel da região e assim eu consegui me manter durante os três anos de curso”.

Porém, como o grande sonho de Jonathan sempre foi trabalhar com um chef de cozinha renomado em um grande restaurante, ele mudou-se de Ponta Grossa para Curitiba e enviou um e-mail para o chef Ivan Lopes pedindo uma oportunidade para trabalhar no restaurante Mukeka. “Fiz um teste e em logo fui para a cozinha de um restaurante que eu sempre sonhei. Fiquei cerca de seis meses após a saída do Ivan e depois me mudei com minha esposa para Santa Catarina”.

A esposa de Jonathan, Thifany Bello, teve recentemente a primeira filha do casal, Violeta, e ele conta que pensou muito na filha na hora de se inscrever ao programa. “Quero que ela tenha orgulho de mim, do que fiz e de quem me tornei”, finaliza.

Nome completo: Jonathan Matheus Thomaz

Idade: 23 anos

Formação: Formado em gastronomia pelo Espaço Gourmet

Um livro: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Sua família: Minha maior riqueza

Como descobriu seu talento e paixão pelos temperos e sabores?

Com minha mãe.

Como cria seus pratos?

Com muita pesquisa e criatividade.

Como é a sua rotina?

Minha rotina é basicamente chegar ao restaurante escolher os melhores ingredientes e produzir o que iremos servir no dia.

Como está sendo participar do The Taste Brasil?

Está sendo uma experiência incrível!

O programa está mudando seu dia-a-dia?

Não muito.

Já sabia quem iria escolher os chefs avaliadores?

Não.

Como é o bastidores do programa? Fez amigos?

É um lugar bem acolhedor e fiz amizade com todos.

Já sabe a data que saberemos o grande vencedor?

A final é dia 2​8 de junho.

Quais suas qualidades e defeitos?

Criatividade e ansiedade.

Hoje, atual chef do Bistrô Origens, o que lhe inspira?

Eu me inspiro nos grandes chefs do nosso Brasil.

E o Brasil? Quais as suas atitudes como cidadão?

Procuro fazer minha parte como cidadão, cumprindo minhas obrigações e ajudando ao próximo.

Boa sorte e vamos continuar torcendo por você e sua vitória. Quais são suas “cartas na manga” para encantar os jurados e chegar até a final?

Eu tenho algumas receitas e técnicas que ainda não usei no decorrer do programa e irei usar mais perto do fim do programa.

            

O programa estreou, dia 22 de maio, Jonathan serviu um frango com polenta, pimenta cambuci e quiabo. “Pensei e planejei muito o que eu iria preparar para impressionar os mentores, mas resolvi seguir meus instinto. Fiz um prato simples, que a mãe da gente faz em casa e apresentei de uma forma mais sofisticada”.

Fontes: Adri Buch e Bruna Bill, Gazeta do Povo

Imagens: Reprodução, Adri Buch

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *