Science of Beer Institute oferece cursos para quem quer desbravar o universo cervejeiro

A cerveja, como uma das paixões nacionais, há muito deixou de ser encarada como apenas um hobbie para se tornar um mercado em ascensão. Figurando em terceiro lugar no ranking de países que mais consomem cerveja no mundo, o Brasil, reflete nos negócios tal afinidade e talento dos brasileiros com uma das bebidas mais antigas do mundo.  Atualmente sã mais de 600 cervejarias artesanais e cerca de 138 milhões de hectolitros produzidos por ano.

à toa, o Brasil e os brasileiros vêm se destacando dentro e fora do país como um dos grandes produtores e pesquisadores da área, que consequentemente  apresenta uma crescente demanda por profissionais que conheçam os processos e estejam aptos a falar sobre, servir, degustar, avaliar e analisar cervejas.

Pensando nisso, com um espírito visionário e um olhar apaixonado pelo assunto, a cientista Amanda Reitenbach criou em 2010 o Science of Beer Institute, uma instituição que tem como proposta transformar uma paixão nacional em profissão. Com formação em engenharia química e em alimentos,  desenvolveu seu mestrado no desenvolvimento de cerveja probiótica doutorado na universidade alemã Versuchs-und Lehranstalt für Brauerei in Berlin, com a criação de um “nariz” eletrônico para identificar compostos voláteis nas cervejas, Amanda é uma referência nacional e internacional no assunto e conta com uma equipe de profissionais de renome, com formação nos mais diversos campos de pesquisa do universo cervejeiro.

Com cursos e workshops itinerantes em todo o Brasil, o Science Of Beer Institute, já contabiliza em seus nove anos de estrada mais de 70 turmas formadas em diversos estados do país, conquistando quase todo território nacional, avançando para outros países da América Latina, após parceria firmada com Instituto Cervezas de América em 2016. Há ainda projetos na Europa e Estados Unidos.

“Criamos o Science Of Beer com o intuito de disseminar conhecimento aprofundado e científico sobre esta que é uma paixão mundial e que, por consequência, vem ganhando mercado e buscando profissionais à altura. Neste contexto o Science se propõem a fazer isso da melhor forma, com uma proposta inovadora e com profissionais  que possuem expertise no universo cervejeiro dentro e fora do país” conta Amanda.

A Instituiçãé pioneira  no país em cursos Gestão, Análise e Avaliação Sensorial de Cerveja; Sommelier de Cerveja; Tecnologia em Processos Cervejeiros; Science of Beer Styles; Beer Talk; Yeast Freaks; Hops on Top; Malt Talk e viagens, esta última categoria lançada no ano passado uma experiência que envolve as rotas mais tradicionais da história da cerveja, uma proposta de intercâmbio cervejeiro.

Além disso o Science of Beer compõe o World Beer Academy – Sistema Integrado de Ensino de Cerveja, que propõem levar conhecimento histórico e prático de forma diferenciada a cada aluno, por isso todas as turmas têm, propositalmente, lotação reduzida propiciando assistência personalizada aos alunos em todas as aulas. Uma excelente oportunidade para os entusiastas do mundo cervejeiro que desejam ir além.

Confira abaixo os destaques com as programações de cursos e viagens para o segundo semestre de 2018: 

Sommelier de Cerveja

Aborda aspectos como a degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, serviço de bebidas. Habilita o aluno a atuar como sommelier, atuando na comercialização e orientação de cervejas.
Carga horária: 80h

 30/06 e 01/07 – Recife

21 a 27/07 – Intensivo em Petrópolis- Curso de ferias

21 e 22/07 –  Fortaleza

18 e 19/08 – Rio de Janeiro

29 e 30/09 – Brasília

06 e 07/10 – Salvador

20 e 21/10 – Colômbia

Tecnologia em Processos Cervejeiros
Para quem quer aprender os processos de fabricação, aprimorar conhecimentos técnicos,

profissionalizar suas produções e se inserir no mercado de trabalho. Orienta a planejar e coordenar todas as etapas da produção de cervejas.

Carga horária: 100h 

18 e 19/08 – Uberlândia

25 e 26/08 –  Florianópolis

29 e 20/09 – São Luiz

 Science of Beer Styles

Aprofundamento de conhecimentos sobre Estilos de Cerveja. Origem dos estilos de cervejas; importância histórica de cada estilo; classificação de estilos de cerveja e Escolas Cervejeiras.

Carga Horária: 54h 

23 e 24/06  Florianópolis

20/10 e 21/10 – Salvador

Viagens

Unindo turismo e educação, o aluno poderá conhecer as características das diferentes escolas cervejeiras e lugares inesquecíveis. As aulas são orientadas por especialistas brasileiros e estrangeiros com vivência e experiência nos países de destino.

Viagens de Estudo à Europa:

Dividida em três etapas

13 a 19/09 – Escola Belga;
20 a 27/09 – Escola Alemã;
29 e 30/09 – República Tcheca.

Viagens de Estudo aos Estados Unidos:

01 a 11/11  – Viagens Estudos Cervejeiro ao EUA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *