A vida dedicada à dança fez de Ana Botafogo uma das principais referências do país na área. Primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ela estará em Joinville, no dia 11 de maio, nesta quarta-feira, com uma missão especial. Pela primeira vez em Santa Catarina, Ana Botafogoirá ministrar uma aula exclusiva para bailarinos selecionados das escolas de dança de Joinville. No mesmo dia, às 19h, ela participará de um bate-papo com o público, no Shopping Mueller. O evento será realizado no formato de Happy Art, no primeiro piso, com entrada gratuita, e é uma iniciativa do Projeto Artes do Palco.
O Happy Art terá como tema a história da bailarina, que está detalhada no livro “AnaBotafogo: Na Ponta dos Pés”. No evento, o público também terá a oportunidade de assistir ao documentário “Figuras da Dança” e participar da sessão fotos e autógrafos com a bailarina. A obra pode ser adquirida na Livrarias Curitiba, no terceiro piso do Shopping, ao valor de R$ 36,00.
Tanto a aula de dança que será coordenada por Ana Botafogo com exclusividade para 20 bailarinos de Joinville, na Sociedade Harmonia Lyra, quanto o Happy Art no Shopping Mueller, fazem parte do Projeto Artes do Palco. Com direção artística de Darling Quadros, a ação foi aprovada no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de 2015 (SIMDEC) e tem como concepção o aprimoramento técnico e artístico dos estudantes em dança.
Serviço
O quê: Happy Art com Ana Botafogo
Quando: quarta-feira, 11 de maio, às 19h
Onde: Primeiro Piso, em frente à Marisa, do Shopping Mueller – entrada gratuita
Ana Botafogo
O balé clássico faz parte da vida de Ana Botafogo. A bailarina, que completou sua formação no exterior, começou a estudar a arte ainda quando criança, no Rio de Janeiro. Durante sua trajetória, frequentou escolas na Europa, como a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris na França, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes também na França, e o Dance Center-Covent Garden, em Londres na Inglaterra.
Ana Botafogo estreou como profissional nos palcos no Ballet de Marseille, na França. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne na Suíça, Veneza na Itália, Havana em Cuba e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.
Ana voltou para o Brasil na década de 1970, depois de longa temporada no exterior. Ainda jovem foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra e Curitiba/PR, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua carreira, dançou vários clássicos do balé, fez participações em diversas companhias ao redor do mundo, dançou ao lado de ícones da dança e no Brasil, fez participações em diversos filmes e novelas. Seu trabalho de excelência fez com que se tornasse considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.