Hoje, mais um convidado apresentará uma receita com uma memória afetiva, que vocês caros leitores, poderão inserir no menu das ceias. O meu convidado é Levi Garcia, diretor de produção e tecnologia da Docol e apaixonado pela gastronomia.
_ Natal é, normalmente, a grande oportunidade do reencontro das famílias, momento de reflexão e união, tempo de conviver e dividir alegrias, fazer um balanço do ano que se finda e planejar o próximo. Neste encontro temos procurado preparar nossa ceia com muito esmero, trazendo nossas melhores experiências gastronômicas para compartilhar com nossas famílias e amigos. O prato que prepararei neste Natal é uma coletânea de receitas tradicionais que realizei este ano, dando um toque criativo para aguçar o paladar. Selecionei três amostras de fácil execução que permitem um pré-preparo da maioria dos componentes, deixando somente a montagem para o momento que antecede a ceia. Também optei por frutos do mar que soam adequados ao calor do verão, leve e saudável, pois evitamos as frituras que maltratam estas nobres matérias primas. Então vamos ao trio: o primeiro é um carpaccio de gravilax. Uma forma de preparar o salmão que vem dos países nórdicos, terra do papai Noel. Inicia-se com três dias de antecedência, curando o peixe em sal e açúcar, neste caso adicionei beterraba ralada para acentuar uma cor vermelha mais marcante. O segundo é um carpaccio de pupunha com lascas de bacalhau e alho poró. Traz a tradição luso brasileira de bacalhau no Natal, a leveza da pupunha crua e um molho tipo pesto de azeitona preta. O terceiro deriva de um tapa espanhol, popular nas feiras. É o “pulpo a galega”, polvo cozido com batata e páprica, logicamente regado com um bom azeite ibérico. Para compor com os demais preparei o polvo em finas fatias como um carpaccio entremeado com fatias de batatas miúdas.
Seguem as receitas e quem sabe o Natal desse ano possa ter um gosto especial e novo para todos!, completa Levi.
Carpaccio de gravilax:
Ingredientes:
1,5 kg file de salmão com pele e sem espinha
1 kg de açúcar
½ kg de sal fino
½ kg de sal grosso
Dill (folhas secas ou frescas)
Pimenta do reino moída
½ beterraba ralada (opcional)
Preparo:
Misture o sal e açúcar. Em uma travessa coloque uma camada de 1 cm e disponha o peixe sobre esta camada. Tempere cobrindo com dill e pimenta. Termine o restante da mistura de sal e açúcar. Se optar por colocar a beterraba coloque uma camada sobe o sal e açúcar. Cubra com uma tampa ou filme plástico e deixe na geladeira por 3 dias. Ao final lave e segue com papel. Para servir corte em fatias bem finas como se fosse um presunto cru. Sirva como carpaccio com alcaparras, salsinha, azeite e flor de sal.
Carpaccio de pupunha com bacalhau
Ingredientes:
1 coração de pupunha
½ kg de bacalhau dessalgado e desfiado
Um talo de alho poró fatiado
Alho, sal, azeite e pimenta do reino
Molho pesto :
1 dente de alho, folhas de manjericão, sal e azeite e 12 azeitonas pretas
Preparo:
Corte a pupunha e finas fatias (fica mais fácil com auxílio de uma mandolina)
Puxe as lascas de bacalhau em alho e azeite, tempere.
Faça o molho pesto amassando os ingredientes em um almofariz ou processador. Acrescente azeitonas picadas em cubinhos no final.
Sirva em 3 camadas o carpaccio, o bacalhau e finalize com o molho pesto de azeitonas.
Polvo a galega:
Ingredientes:
1 tentáculo de polvo grande
4 baratas mini cozidas
1 colher se chá de páprica picante
1 colher se chá de páprica doce
Azeite EV
Preparo:
Cozinhe o polvo por 35 minutos. Desligue e deixe esfriar dentro da água, limpando o excesso de pele.
Corte a batata em fatias de 3 milímetros. Faça o mesmo com o polvo.
Sirva com as fatias entremeadas. Pulverize as pápricas misturadas com auxílio de uma peneira. Regue com azeite.
Montagem final:
Componha os três preparos em um prato e cubra com salsinha picada ou baby folhas de rúcula.
E bom proveito!!!!