Hóspedes do Plaza Itapema Resort & SPA serão brindados com a beleza da dança e da cultura catarinense neste verão
Aproximar a cultura e a comunidade local de centenas de turistas que chegam ao Plaza Itapema Resort & SPA é um dos objetivos da equipe que já confirmou várias atrações para este verão. O Resort será palco de apresentações artísticas em homenagem a rica cultura catarinense.
No mínimo uma vez por semana, os hóspedes assistirão a apresentações de danças típicas e coreografias contemporâneas, realizadas por grupos regionais. A expectativa é de oferecer experiências diferenciadas para o publico do hotel no verão.
Os grupos selecionados são reconhecidos e premiados em grandes festivais, entre eles o Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo na sua categoria.
Um dos grupos escolhidos, que já deu show no Plaza Itapema, surpreendendo e causando imensa emoção aos presentes é o grupo Tropeiros do Litoral, formado por 120 integrantes, de 02 a 20 anos. É um projeto social de Itapema onde 40% dos bailarinos participam gratuitamente das aulas e os demais pagam apenas um valor simbólico. O grupo apresentará semanalmente as coreografias em homenagem à cultura açoriana, apresentando os pescadores, suas esposas e as histórias que unem as pessoas do litoral.
Confira as belíssimas fotos do Tropeiros dançando na praia do Plaza Itapema Resort:
Saiba mais : Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral -Uma historia de muitas conquistas
Fundado em dois mil e quatro, o grupo foi formado para trazer a cidade de Itapema a tradição gaúcha. O Tropeiros do Litoral já levou o nome da cidade para diversas regiões de Santa Catarina e estados vizinhos e conta com os blocos: Açoriano, Ericeira, Gaúcha, Mexicano e Popular. Formado com mais de 120 dançarinos entre crianças, jovens e adultos, Grupo de Ballet Dreams e o Ballet Dreams Baby Class, tem uma faixa de mais de 90 apresentações anuais, participando, inclusive, com os blocos açoriano e mexicano do Festival internacional de Pomerode, Festival Internacional de Desterro, e, também, como grupo convidado do Festival Internacional de Joinville, ficando sempre entre os primeiros classificados e premiados. Outro momento de sucesso do grupo, foi na abertura na Vila do Natal e Chegada do Papai-Noel à cidade de Itapema, em 2010, quando apresentou a Suíte de danças O Quebra-Nozes. O espetáculo agradou a todos que estavam na Praça da Paz, até mesmo aos que não conheciam a história e que não tinham visto um Ballet, tornando assim uma noite encantada na cidade de Itapema.
Em 2011 o grupo participou novamente nos festivais de Pomerode ficando Bicampeão com o bloco Ericeira e com o terceiro lugar com o bloco Mexicano, já no festival Prêmio Desterro competindo em danças populares, foi premiado em 3º lugar com o bloco mexicano novo e pela primeira vez competindo em sapateado premiado em 3º lugar. Também, na mesma ocasião apresentaram a dança “Morte e Ressureição do Boi” premiado em terceiro lugar. As premições seguem em uma grande lista no decorrer dos últimos anos. Esse reconhecimento se deve a dedicação e ao esforço de seus participantes e dos fundadores, os coreógrafos Rudimar do Nascimento e Lisiane Gil da Cruz que continuam inovando e abrilhantando cada vez mais as apresentações em festivais nacionais e internacionais e viajando pelo país levando a arte e a alegria do povo catarinense.
O Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral não é apenas um grupo de danças que conquista grandes prêmios, antes de tudo, são dançarinos que buscam superar obstáculos e conquistar novas oportunidades para suas comunidades.